Dados agosto/2020
Diante das medidas de isolamento tomadas para a prevenção contra a crise sanitária causada pela pandemia do SARS-COV-2, a utilização de recursos tecnológicos aumentou exponencialmente em todas as áreas de atuação profissional, inclusive na área da saúde suplementar.
Com relação ao SINAMGE, grande parte das operadoras de planos de saúde associadas, visando apenas a segurança e o bem estar de seus empregados, investiu em tecnologia e colocou até 80% de sua força de trabalho em home-office. Todos em casa, todos seguros.
Ao abordar o uso da tecnologia em áreas de atuação profissional, relacionamos paralelamente as relações trabalhistas que norteiam todas as medidas excepcionais tomadas durante a pandemia e nos preocupamos em saber como interpretar cada situação num momento completamente excepcional da era em que vivemos.
Acompanhando atentamente o avanço da utilização de recursos tecnológicos nas relações trabalhistas, o SINAMGE decidiu elaborar a presente pesquisa visando compreender melhor os interesses de suas associadas, bem como o aprimoramento da análise referente a tendência mercadológica diante das consequências geradas pelo cenário de pandemia.
Regulando esta nova realidade de mercado e o trabalho a distância, a MP 927/2020 entrou em vigor e possuía expressamente artigos específicos permitindo a possibilidade do home-office, mas por não ter tido um avanço em sua conversão em lei, perdeu a vigência, e com isso, esta relação voltou a ser regulada pela CLT.
Boletim Sinamge Ano 1 edição 4