Boletim Sinamge Ano 2 edição 10

Dados de outubro/2021

Com a palavra: jurídico Sinamge

Da esquerda para a direita: Olavo Pereira de Almeida, diretor regional do Sinamge; Laís Abreu, Luiza Silva e Nathalia Pompeu, do corpo jurídico do Sinamge Nacional; e Cadri Massuda, presidente do Sinamge Nacional

Nos dias 27 e 28 de outubro, o corpo jurídico do Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge) esteve em Curitiba para estreitar laços com as associadas e sindicatos da região. O roteiro contou com uma visita à sede da Abramge-PR/SC, bem como à Clinipam – GNDI, Paraná Clínicas, Nossa Saúde e Medsul Saúde.
“O objetivo principal, além de estreitar o relacionamento com os sindicatos de classe da região, é apresentar a equipe interna do Sinamge às operadoras associadas, além de uma parte do trabalho desenvolvido principalmente em 2021, quando o Sinamge trouxe para dentro de casa as interlocuções e negociações sindicais outrora designadas a escritórios terceiros contratados exclusivamente para esse processo”, explica Nathalia Pompeu, superintendente jurídica do Sinamge. “O trabalho interno trouxe maior celeridade, controle e compliance às negociações e aos acordos firmados.”
Representado por Nathalia Pompeu, Laís Abreu e Luiza Silva, o corpo jurídico do Sinamge também buscou colher feedbacks sobre sua atuação, de forma a continuar aprimorando a comunicação e os serviços prestados às associadas. “Colhemos ótimos frutos desses encontros. Aprendemos muito sobre a realidade de cada operadora, saímos com muitas ideias e esperamos nos aprimorar”, comentou a assistente jurídica Luiza Silva.

Proximidade de ponta a ponta
A internalização do corpo jurídico do Sinamge também trouxe uma nova política de aproximação com todas as pontas do setor, a partir de um contato mais frequente, cuidadoso e atento. “Ficamos com receio de que a pandemia interrompesse o trabalho que estávamos desenvolvendo”, comentou a advogada Laísa Abreu, do Sinamge. “E não apenas em relação à aproximação com as associadas, mas também com os sindicatos profissionais e patronais.”
Por isso, o roteiro pela capital paranaense passou também por uma visita ao Sindipar, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná, e ao Sindesc-PR, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região.
De acordo com o Dr. Olavo Pereira de Almeida, diretor regional do Sinamge e presidente da Abramge-PR/SC, a visita foi excelente e muito produtiva. “Tanto em relação aos números que eles apresentaram sobre as negociações a nível nacional e organização do corpo jurídico, quanto à visita ao Sindesc. Fomos muito bem recebidos e tratamos de temas relacionados a todas as operadoras associadas”.

Sinamge: apoio e compromisso com o setor
Hoje, o Sinamge representa todo o segmento da área de medicina de grupo, somando mais de 18 milhões de associados. E se no cotidiano o papel do Sinamge é muito importante, no último ano seu papel foi fundamental.
No contexto de pandemia, houve um aumento na demanda dos serviços prestados pela entidade. Entre eles, destacaram-se os serviços consultivos (esclarecimento de dúvidas), contencioso e operacional. “Consequentemente, com a edição das MPs e o curto período que as associadas tiveram para se adaptar ao novo cenário, fomos mais demandados para esclarecimento de dúvidas relacionadas à aplicação, interpretação e novas políticas internas”, afirma Nathalia Pompeu, que revela ainda que o período de pandemia foi quando o Sinamge mais cresceu em número absoluto de acordos e negociações.

“Nos primeiros momentos, lembremos do impacto que tivemos junto à classe médica, enfermagem, e a periculosidade que essa doença trouxe para todos da área da saúde”, relembra o Dr. Cadri Massuda, presidente do Sinamge Nacional. “Agora que os casos começaram a diminuir, estamos voltando para a fase do olho no olho. Mostrar que estamos aqui, que ajudamos no período de maior crise e agora queremos estreitar ainda mais as relações pessoais entre nós e as associadas.”

Fonte: Assessoria de Imprensa Abramge-PR/SC – Monique Portela