No último dia 14 de setembro foi realizada reunião de Diretoria do SINAMGE, composta por representantes das operadoras associadas, junto à equipe operacional da entidade. O principal objetivo foi apresentar a evolução do trabalho desenvolvido pelo departamento jurídico interno, durante o período de pandemia, desde 2020.
O presidente do SINAMGE Cadri Massuda abriu a reunião discorrendo sobre a pauta que seria apresentada e, na sequência, abriu os trabalhos apresentado os principais temas debatidos no período, como o Piso da Enfermagem, a Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Rol de Procedimentos, o Reajuste de Planos de Saúde Individuais e a cobertura obrigatória de exames sorológicos de IGM e IGG (Teste de Covid).
Mencionou-se também a recertificação do projeto ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade – agora em 2022, processo que o Sistema Abramge/Sinamge passou pelo primeiro ciclo de certificação em 2021, que visa administrar os trabalhos com a premissa e melhoria contínua dos seus processos, aplicando as mais modernas práticas de compliance do mercado.
Outra pauta abordada foi o curso de Técnicas de Negociações nas Relações de Trabalho que foi oferecido gratuitamente aos associados pelo SINAMGE. Além disso, foram apresentadas as melhorias implementadas nestes últimos dois anos, o sucesso junto a meta de diminuição de dissídios coletivos, bem como o quadro evolutivos de demandas sindicais, conforme abaixo:
Por fim, foi apresentado projeto de expansão de base sindical com o objetivo de iniciar novas negociações, mantendo as já existentes. A conclusão é de que a aproximação sindical foi positiva, com o SINAMGE atuando atualmente em 70% das Unidades Federativas do Brasil.